quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Oh meu Deus.

Eu gostava muito mas não sou nenhum pequeno génio. Péssima memória, pior capacidade de concentração e, por vezes, pouco interesse, mea culpa. Acontece que há coisas que me mexem com os nervos. Este vídeo é um desses exemplos. Isto é assim: uma coisa é alguém não se lembrar da capital de um país mas conseguir responder depois de pensar uns segundos; é alguém não saber muito bem quem escreveu um determinado livro mas ter, pelo menos, noção da altura em que a obra foi escrita e que autores viveram nessa época; é até não saber muito bem a localização de um determinado país mas ter pelo menos uma ideia de onde será. Outra coisa, completamente diferente, é não saber quem escreveu "Os Maias", achar que o símbolo químico da água é PH, e que Manoel de Oliveira é um maestro; é não saber quem é o presidente da Comissão Europeia nem Angela Merkel, nem saber qual é a capital dos EUA.
Isto, isto mais do que demonstrar uma total falta de cultura mostra uma falha enorme no sistema de educação e um completo desinteresse dos mais novos pelo que se passa no mundo. Eu juro que não sei onde raio é que estas pessoas andaram na escola. Que mundo é este e que futuro esperam estas pessoas alcançar quando nada lhes interessa? "Artes não é comigo", "política não é comigo", "cinema não é comigo", "informática não é comigo", "religião não é comigo", "cultura geral não é comigo". Pois, já tínhamos reparado.
Mas se de vez em quando lessem um livro ou um jornal, se vissem as notícias e se preocupassem com coisas para além do que se passa nas vossas vidas, as coisas seriam diferentes e, quem sabe, talvez este país saísse da cepa torta.

http://www.sabado.pt//Multimedia/Videos/Vox-Pop/VoxPop--A-ignorancia-dos-nossos-universitarios.aspx?id=411304

Sem comentários:

Enviar um comentário